domingo, 26 de abril de 2009

7 SÉRIE - AINDA SOBRE O CAPITALISMO

http://pessoas.hsw.uol.com.br/capitalismo.htm

NESSE ENDEREÇO HÁ UMA BOA ILUSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO CAPITALISMO! CONFIRAM!

7 SÉRIE - MAPA DA PROVA 3 DO PRIMEIRO TRIMESTRE

1 – PRINCÍPIOS DO CAPITALISMO: Por que a exploração do trabalhador assalariado é difícil de ser combatida neste sistema?

2 – PRINCÍPIOS DO CAPITALISMO: Podemos dizer que a Crise Econômica Mundial, que vivemos neste momento é uma espécie de resultado do efeito CONCENTRADOR do sistema capitalista? Comente este efeito e as medidas tomadas pelas nações mais ricas para amenizar os efeitos da crise econômica mundial.

3 – PRINCÍPIOS DO CAPITALISMO: Por que os casos de enriquecimento, “subir na vida”, foram tratados como estratégia do sistema capitalista, para sua própria manutenção? (dica: exemplo do Silvio Santos)

4 – DISCUSSÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA: O conceito sobre qualidade de vida esbarra em dois parâmetros interessantes: 1 – as necessidades básicas de sobrevivência; 2 – as necessidades básicas de consumo.
Como é possível balancear estes dois parâmetros criando uma classificação mundial sobre qualidade de vida? (o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento fez isso! Veja na página 32)

5 – DISCUSSÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA: Em sala, experimentamos o primeiro passo para criar um INDICE DE QUALIDADE DE VIDA. Esse índice estava muito ligado ao conceito de Felicidade. Como este conceito pode variar entre comunidades de base culturalmente diferenciadas em sua formação?

6 – FILME “A TERRA SEM NINGUÉM”: Em dois momentos do filme, fala-se que o “domínio do homem” sobre a natureza é uma ilusão. Comente:

7 - FILME “A TERRA SEM NINGUÉM”: Como a idéia do filme pode acabar por influenciar nos exageros do perfil consumista que se estabelece na sociedade atual?

8 - FILME “A TERRA SEM NINGUÉM”: Por que o filme deixa tão evidente que os animais (selvagens) iriam dominar os antigos espaços humanos, na eventual ausência destes?

9 - FILME “A TERRA SEM NINGUÉM”: O uso da energia nuclear tem sido visto, atualmente, como uma “alternativa limpa” de produção de energia elétrica. Por que nos arriscamos cada vez mais pelo aumento da produção de energia? Por que o que já é produzido não alcança nunca a suficiência?

10 - FILME “A TERRA SEM NINGUÉM”: Qual é o PRINCÍPIO FUNDAMENTAL do vídeo?

11 - FILME “A TERRA SEM NINGUÉM”: O filme retrata uma “luta” do HOMEM X NATUREZA?

12 - QUESTÃO 04 DA p. 31

13 - QUESTÃO 05 DA p. 31

14 - QUESTÃO 03 DA p. 36


15 - QUESTÃO 06 e 07 da p. 36

quarta-feira, 1 de abril de 2009

QUINTA SÉRIE - MAPA DA PROVA 2 - PRIMEIRO TRIMESTRE - 2009

Mapa da Prova da Quinta Série – Prova 2 do primeiro trimestre - 2009-03-31

Questão 1 – Questão que envolve o texto 4 da página 11. O Aluno deverá encontrar no texto trechos que caracterizem as “esferas” da Terra.

Questão 2 – Pergunta: por que estudamos as “esferas” do nosso planeta? Por que as vemos em separado mesmo sabendo que elas estão em intensa interação?
(a resposta envolve o segundo parágrafo do texto da página 13)
Provavelmente usaremos a realidade da escola para buscar alguma relação!

Questão 3 – No dia 28 de março de 2009 fomos testemunhas e ao mesmo tempo participantes de um protesto mundial que visava alertar o Mundo sobre o acelerado processo de degradação ambiental que estamos gerando, sendo que de imediato o que se destacava era o “Aquecimento Global”. Na prova teremos um texto sobre isto de onde será criada uma questão onde o aluno vai assinalar a resposta certa. Visite o site oficial: http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/


Questão 4 – Faremos aqui uma questão de correspondência entre o nomes das “esferas” da Terra e suas características. Aconselho que o aluno faça no caderno uma lista de características e de exemplos para cada uma das “esferas”.

Questão 5 – A catástrofe vivida pela população do Vale do Itajaí, com especial destaque para a cidade de Blumenau envolveu um comportamento relativamente anômalo das dinâmicas das “esferas” terrestres. Esse relativo “descontrole” será abordado nesta questão. Teremos um texto curto sobre esse tema e uma questão de “assinalar”.

Questão 6 – Orientação Geográfica – um mapa simples será apresentado. Provavelmente da sala de aula e da disposição dos alunos neste espaço. A partir do conhecimento dos pontos cardeais, será pedido uma espécie de roteiro onde o aluno deverá orientar-se, desenhando no “mapinha”.

Questão 7 – Como funciona a Bússola? O que controla a direção da agulha?

Questão 8 – Como funciona o GPS? Fale sobre as suas aplicações no mundo atual.

Questão 9 – Completar a Rosa dos Ventos com o nome das Orientações Geográficas.

Questão 10 – EM CONSTRUÇÃO

Obs1: O estudo para esta avaliação está contido entre a página 11 e 24 de nossa apostila.

Obs2: Este material serve apenas como orientação de estudo, não eliminando a chance de alterações no plano de montagem da avaliação.