segunda-feira, 18 de abril de 2011

IMPERIALISMO DOS ESTADOS UNIDOS - TRABALHO DA OITAVA SÉRIE - DATA DE ENTREGA 05/05/11

Trabalho de Geografia – 8ª Série – DATA DE ENTREGA: 05/05/11 – By Prof. Marcelo Peres Ramos Tema Geral: Imperialismo dos Estados Unidos Tema Específico: Guerra ao Terror Equipes: Limite máximo 5 alunos por equipe. Não há limite mínimo. Apresentação: Infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas conseqüências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência. Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualização científica. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia Neste trabalho as equipes deverão montar um Infográfico sobre a “Guerra ao Terror”, anunciada no início desta década, pelo então presidente dos Estados Unidos George W. Bush logo após fatos traumáticos ocorridos em seu país. Devem mostrar as CAUSAS, os MEIOS, e os FINS; e como as ferramentas Imperialistas, usadas para garantir certas Relações Internacionais naquele momento histórico, alteraram por completo a organização do Espaço Geográfico Mundial. Como Fazer: 1. Missão: Montar Infográfico sobre a “Guerra ao Terror” 2. Deve ser apresentado em Cartolina. Se for preciso unir cartolinas, que não passe de duas. 3. O Infográfigo deve ser montado “manualmente” pela equipe, e não como resultado de uma montagem eletrônica única, feita em softwares de desenho e seguida de impressão. 4. As partes do que irá compor o seu infográfico poderão ser impressas. 5. Na maioria dos casos, um infográfico apresenta uma linha temporal. Para o tema proposto no trabalho ela (linha do tempo) se adequa muito bem. A demonstração clara da evolução temporal dos fatos será um dos critérios de avaliação deste trabalho. 6. Cada informação deve ser seguida de fonte de pesquisa.

QUESTÃO AMBIENTAL GLOBAL - TRABALHO PARA SÉTIMA SÉRIE - ENTREGA DIA 06/05/11

Trabalho de Geografia – 7ª Série – DATA DE ENTREGA: 06/05/11 – By Prof. Marcelo Peres Ramos Tema Geral: Questão Ambiental Global Tema Específico: Consumo e Qualidade Ambiental Apresentação: De acordo com nossos últimos estudos, percebemos que o Sistema Econômico Dominante coordena os destinos das nações e dos costumes de seus cidadãos. Muitos especialistas dizem que em função disto, vivemos a máxima expressão de uma “Sociedade de Consumo”. Este CONSUMO apresenta uma elevada demanda de energia e materiais, como também elimina resíduos diversos ao ambiente. Sendo assim, surgem os seguintes questionamentos: Será que a população mundial está de fato se preocupando com o ambiente ou esse é apenas um modismo passageiro? Quais são as reais conseqüências dessa falta de consciência ambiental? (p.37) Equipe: Limite máximo 4 alunos por equipe. Não há limite mínimo. Como Fazer: 1. Escolher a escala de abordagem (escala geográfica) do seu trabalho: Local (Estado ou Região Metropolitana), Regional (Nacional), Global. 2. Introdução: Apresentar o que seria a Consciência Ambiental (de acordo com a escala geográfica escolhida pela equipe). 3. Pesquisar e Apresentar uma reportagem que “segundo a equipe” demonstra um bom exemplo de consciência ambiental. Após apresentar a reportagem, a equipe deve comentar sobre as conseqüências, a longo prazo, das ações apresentadas. 4. Pesquisar e Apresentar uma reportagem que “segundo a equipe” demonstra um péssimo exemplo de consciência ambiental. Após apresentar a reportagem, a equipe deve comentar sobre as conseqüências, a longo prazo, das ações apresentadas. 5. Cada reportagem deve ser acompanhada de uma imagem que à ilustre. Cada imagem deve conter um comentário específico na legenda. 6. Por fim a equipe questiona a equipe de professores, familiares e comunidade sobre o que é ter consciência ambiental. Apresente esses resultados de forma organizada como também, um texto conclusivo. 7. Apresentar as fontes das informações.

HIDROGRAFIA BRASILEIRA - TRABALHO DA SEXTA SÉRIE - PARA DIA 06/05/11

Trabalho de Geografia – 6ª Série – DATA DE ENTREGA: 06/05/11 – By Prof. Marcelo Peres Ramos Tema Geral: Hidrografia Brasileira Tema Específico: Impactos Ambientais nas Bacias Hidrográficas Apresentação: O Brasil é um país de riqueza hídrica incomparável. De acordo com nossos últimos estudos os usos dados aos rios brasileiros variam muito em nosso território, e até certo ponto, são subutilizados. Sendo assim, neste trabalho os alunos ficam mais a vontade para escolher a área de investigação que irá guiá-los no aprofundamento da Questão Hídrica no Brasil. Áreas de Investigação: • Mananciais: Qualidade da Água; • Geração de Energia; • Hidrovias; e • Ação Antrópica: paisagem transformada. Equipe: Limite máximo 4 alunos por equipe. Não há limite mínimo. Como fazer: 1. Escolher um rio brasileiro. (Na introdução do trabalho, deve ser feita uma descrição da bacia hidrográfica onde este rio está inserido. Comentar como este rio se relaciona com o a área de investigação que a equipe escolheu – texto sem aprofundamento conceitual. Deve ser bastante descritivo.) (não mais que duas folhas) 2. Apresentar “mapa” com a bacia hidrográfica onde este rio está inserido. 3. Escolher uma das áreas de investigação para relacionar ao rio escolhido. 4. Fazer levantamento de notícia (jornal, revista, internet e etc., que envolva o rio escolhido pela equipe e que tenha relação com a área de investigação selecionada. Essa notícia deve ser apresentada no trabalho. Com sua referida fonte. 5. Lançar uma Pergunta Central, que promova discussão. Essa discussão deve ser apresentada em um texto crítico. (não mais que duas folhas) 6. O trabalho não deve conter mais do que duas imagens que possam ilustrar a questão discutida pela equipe. Estas imagens devem possuir um comentário específico em sua base, na legenda. 7. Apresentar as fontes das informações.

sábado, 2 de abril de 2011

PERGUNTAS PARA REFORÇO DE NOTA DA P1 - SÉTIMA SÉRIE

APOIO AOS ALUNOS: Daniel Travers e Paulo Abner Reis de Souza
Estas perguntas devem ser entregues com suas respectivas respostas na próxima aula de Geografia:


1 - Qual foi a importância simbólica da queda do Muro de Berlim para o fim do Regime Socialista na União Soviética? 2- Comente por que era mais fácil para os Estados Unidos coverter a tecnologia da Corrida Armamentista em melhoramentos para os bens de consumo de sua população do que para a URSS: 3 - Apesar do termo "Globalização", uma tríade poderoza (União Européia, América do Norte e Japão) concetram o controle da economia mundial. Comente.