quarta-feira, 7 de março de 2012

OITAVA SÉRIE - Estados Unidos - AS TREZE COLÔNIAS

Os alunos Antônio Fernando, Romero Samarcos, Caio Santos e José Gustavo, postaram um pequeno filme no Youtube que mostra de forma simples o que se deu no processo de independência dos Estados Unidos. Muito criativo!!!!!!!!
Aqui temos uma belíssima seleção de cenas do filme “O Patriota”, que esboça bem a vontade pela independência que o povo dos Estados Unidos demonstrava no século XVIII.

quinta-feira, 1 de março de 2012

OITAVA SÉRIE - O QUE ELES SABEM DO BRASIL? p.14

Visão do Mercado de Trabalho Brasileiro como Oportunidade Futura
http://www.youtube.com/watch?v=4EBAnaubj8o&feature=fvst

Construção de uma Imagem sobre o Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=kbWK1mA4Les&feature=related

SÉTIMA SÉRIE - EXERCÍCIOS ILUSTRADOS - p.14 e 16

a)      Na região onde você mora, existem problemas que possam ser considerados de ordem global? Quais? Explique.

- As conseqüências da concentração urbana desordenada;

- Problemas ambientais (fauna, flora, social);

- Enquanto média cidade, problemas com o sistema viário;

- Preocupação com a qualidade da água e seu abastecimento;

- Perda do controle do Estado (esferas estaduais e municipais) sobre as corporações que exploram a expansão imobiliária;

- percepção e preocupação com “variações” em certos padrões climáticos mais conhecidos.  
Os interesses privados parecem ser sempre superiores aos interesses públicos, que acabam reivindicando consecutivamente inúmeras estruturas que muitas vezes já lhes deveriam ser garantidas por direito.

c) De acordo com o texto, o rápido crescimento econômico mundial não garantiu boa qualidade de vida a toda a população. Explique.
Por que o tal crescimento dá-se em função de um agrupamento de países desenvolvidos que detém sede das principais empresas multinacionais do planeta ( a tríade América do Norte, Europa, Japão). Sendo assim a maior parte dos ganhos acaba por se concentrar nos mesmos centros de poder econômico. Desta forma, está longe de ser “genuinamente global” um movimento econômico que privilegia apenas determinados países. Assim, não temos uma distribuição igualitária das riquezas, sem gerar melhorias reais para a qualidade de vida das populações.

 Página 15
06 – Na cidade onde você mora, existem grandes desigualdades sociais? Justifique a sua resposta, apontando as causas e as conseqüências dessas diferenças sociais.
Existem, mas elas estão “camufladas”. Os núcleos de pobreza são inúmeros, mas não aparecem na paisagem dos maiores fluxos diários da cidade. Logo, muitos problemas só aparecem (visibilidade) quando a situação já é crítica. Boa parte da cidade se estende sobre uma “ilha”. As áreas de valorização imobiliária criaram, em princípio núcleos de riqueza, que não foram completamente preenchidos, deixando com que áreas de encosta fossem sendo, progressivamente, ocupadas de forma irregular. Por exemplo, o Morro da Cruz. Lá coexistem as melhores casas já construídas na cidade e os “barracos” que se empilham perigosamente nas faces mais inclinadas deste maciço central.  Mas existem outras áreas que sofreram o mesmo processo de atração. Como por exemplo o balneário de Ingleses, que passou de comunidade nativa (pescadores); para centro de atração imobiliária turística; e depois concentrou em suas dunas uma “favela” que toma proporções insalubres para a comunidade ali assentada.  A principal conseqüência é o aumento descontrolada da criminalidade que também vê no turismo uma oportunidade de maior rentabilidade.
07 – O nosso município é um “produto”. Um produto turístico esperando por ser consumido.  Sendo assim a oferta é global, e este é processo em plena expansão. Mas há outros elementos que fazem de Florianópolis um centro de dinâmico na globalização. Por exemplo, abrigamos um centro geograficamente disperso da indústria de produção de Softwares e Hardwares. Já é significativa a repercussão deste  núcleo tecnológico diante da arrecadação do estado, uma vez que as encomendas deste tipo de serviço são internacionais.